O escritório
Nossa história
O escritório Rodrigo de Souza Costa Advogados é resultado de mais de 15 anos de advocacia criminal comprometida com a técnica, sem deixar de lado o caráter humano.
A advocacia criminal sofreu tremenda modificação nos últimos tempos. Num cenário em que grandes processos tomam conta do protagonismo judicial, o cuidado e apuro na realização da defesa dos interesses dos patrocinados impõe um desafio: compreender-se os novos rumos do processo penal, traçar as melhores estratégias e pleitear as medidas mais eficazes para cada caso concreto, sem perder uma das características que norteiam desde sempre a advocacia criminal clássica, qual seja, o trabalho artesanal, implementado de forma dedicada ao cliente para oferecer o melhor serviço jurídico sem que se esqueça da perspectiva humana.
Já que a maioria desses casos envolve o chamado Direito Penal Econômico, uma mudança de atitude foi imposta. A interação entre o escritório e a empresa, fato já corriqueiro em outras áreas que não a Penal, coloca-se como uma realidade, permitindo que se compreenda as necessidades corporativas, sem deixar-se de lado a figura humana por trás delas.
Apesar disso, é de se ressaltar que cada caso dentro da estrutura do escritório é da mais alta importância, sendo certo que o grau de esmero e cuidado na condução da defesa de seus patrocinados é o mesmo independente da complexidade do feito, afinal, na área criminal trabalha-se com um dos mais importantes bens do indivíduo: a liberdade.

O sócio-fundador
A trajetória de Rodrigo de Souza Costa reforça o perfil de atuação extremamente técnica e qualificada.
O advogado Rodrigo de Souza Costa é bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – (2001), onde também conseguiu os títulos de Mestre (2004) e Doutor em Direito (2009), sempre se dedicando ao estudo do Direito Penal.
Professor de Direito Penal desde 2002, tendo lecionado nas mais prestigiadas instituições de ensino do Rio de Janeiro, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Getúlio Vargas (FGV), IBMEC, dentre outras. Desde 2010, é professor adjunto de Direito Penal da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Lecionou na pós graduação da PUC-Rio e da UERJ além de ser também, desde 2014, professor visitante da Université Bordeaux IV (França) onde atua como professor convidado do Master em Execução Penal e Direitos Humanos, em parceria com a École Nationale d’Administration Pénitentiaire (ENAP).
É secretário geral adjunto do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), tendo também atuado em inúmeras comissões temáticas da OAB/RJ, como, por exemplo, as Comissões de Segurança Pública e Criminologia entre 2011 e 2015.
Áreas de Atuação
- Estratégia jurídico-penal para empresas
- Inteligência jurídico-penal para empresas
- Consultoria jurídico-penal
- Acordos de leniência e colaboração premiadas
- Advocacia criminal preventiva
- Compliance
-
Violência
Doméstica -
Crimes contra o
Meio Ambiente -
Crimes contra a
Saúde Pública -
Crimes contra a
Administração Pública -
Crimes de Lavagem
de dinheiro